terça-feira, 19 de junho de 2012

Comparativo: Microsoft Surface x Novo iPad

A Infox Computação informa:


Confira as características técnicas dos aparelhos das duas empresas e escolha qual deles se adapta melhor ao seu perfil.



A Microsoft apresentou na última segunda-feira (18) dois novos modelos de tablets que prometem bater de frente com a Apple, líder de mercado no segmento. O Microsoft Surface com Windows RT e o Microsoft Surface com Windows 8 Pro são as duas apostas da empresa para conquistar seu espaço em um mercado 
em que ela praticamente inexiste.

Fonte: TecMundo

quarta-feira, 13 de junho de 2012

A internet 4G vem aí. Mas o que preciso saber sobre ela?


 
(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

O assunto da semana no mundo da tecnologia no Brasil não poderia ser outro se não a chegada da tão aguardada conexão 4G. O leilão de frequências foi realizado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) na última terça-feira, 12, e estamos a apenas um passo de termos internet móvel de alta velocidade em nossos aparelhos.

Mas o que isso significa? Apesar de a euforia em torno da novidade ser enorme, muita gente ainda não sabe do que se trata ou quais são as diferenças do novo formato em relação ao tradicional 3G. Se você ainda tem dúvidas sobre o que esperar da sua próxima internet, saiba um pouco mais sobre ela antes de assinar qualquer pacote de dados que aparecer na sua frente.


Afinal, o que é o 4G?


Como o próprio nome sugere, a internet 4G é a quarta geração de telefonia móvel, sendo a sucessora (óbvia) do 3G. No entanto, mais do que trazer uma simples progressão numérica, temos uma evolução significativa em termos práticos, principalmente na velocidade.
Enquanto a conexão-padrão oferecida hoje tem um limite de 14,4 Mbps — embora quase nunca chegue a esse nível —, a nova tecnologia é capaz de oferecer até 20 Mbps. E não se trata de um valor teórico, pois vários países em que o 4G está disponível já chegaram nessa faixa de transferência de dados.

 
(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Como é de se imaginar, esse salto vai trazer muitos benefícios ao usuário, que poderá se conectar a seus sites favoritos de maneira muito mais rápida. Nos tablets e smartphones, os serviços de streaming também serão acessados com muito mais qualidade.


Quando vou poder utilizar?


Calma, não corra para a loja mais próxima ainda! O leilão da Anatel foi realizado ontem, então não adianta nada você tentar assistir a um vídeo do YouTube na esperança de ver a barra de carregamento se completar em poucos segundos. Será preciso esperar mais um pouco para que isso aconteça.

A previsão é que as primeiras redes 4G comecem a funcionar em meados de abril de 2013 e em apenas algumas capitais brasileiras, como Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Salvador, Recife e Fortaleza. Outras cidades, como São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Natal, Manaus e Cuiabá só receberão a tecnologia no final do ano.

 
(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Além disso, não é porque o município receberá a nova conexão que ela estará disponível em todos os bairros. Se nem mesmo o 3G tem uma abrangência completa, ainda teremos de esperar um pouco mais para que o 4G saia das regiões centrais e chegue a localidades um pouco mais afastadas.

Em relação às demais capitais brasileiras, a estimativa é de que a cobertura seja concluída até maio de 2014, assim como em outras cidades com mais de 500 mil habitantes. Com isso, o Brasil estaria pronto para receber turistas com equipamentos de alta velocidade na Copa do Mundo.

A ideia é que, até dezembro de 2017, todas as cidades com mais de 30 mil habitantes já tenham, pelo menos, uma opção de operadora com o novo sinal de internet móvel. Em 2019, todo o território já deverá estar sendo atendido pelo formato.


Preparando os bolsos


Sabendo disso, avisamos com antecedência: guarde seu dinheiro desde já. Se você é um dos loucos por novidades e quer ser um dos primeiros a desfrutar do poderio do 4G, saiba que será preciso desembolsar uma quantia um pouco salgada para ser um dos “colonizadores” da tecnologia. Em entrevista ao jornal Metro, o presidente da Claro, Carlos Zantena, disse acreditar que os primeiros a adquirir o serviço devem ser membros das classes A e B.
Prepare-se para trocar de celular! (Fonte da imagem: ThinkStock)

Além disso, será preciso atualizar seu aparelho caso queira aproveitar a nova velocidade. Como nem todos os celulares e smartphones são compatíveis com a rede, será preciso um investimento inicial considerável. Entre os equipamentos que já suportam o formato, temos o Samsung Galaxy S3 e o Nokia Lumia 900, cujas versões 4G ainda não estão disponíveis no país.

Produtos importados vão funcionar?

E se você está com viagem marcada para o exterior e quer aproveitar para trazer um desses telefones para o Brasil, é melhor pesquisar bem. As frequências utilizadas pelas operadoras internacionais são diferentes daquelas que foram leiloadas pela Anatel.

Por isso, antes de fazer qualquer compra, tenha sempre em mente as faixas disponíveis em nosso país para não ter nenhuma decepção mais tarde. O padrão estabelecido pela Agência Nacional de Telecomunicações é de 2,5 GHz, enquanto a frequência de aparelhos norte-americanos varia entre 700 Mhz e 2,1 GHz — em outras palavras, aquele seu lindo novo iPad importado não aproveitará toda a velocidade possível.

Essa diferença acontece porque a faixa entre 700 e 800 MHz é ocupada no Brasil pela TV analógica, e sua liberação só deve acontecer após 2016, quando a Anatel acredita que o sinal da televisão digital for considerado padrão.

terça-feira, 12 de junho de 2012

8 coisas que você deve fazer para nunca ser hackeado

A Infox Computação informa:

“Prevenir é melhor do que remediar”, já dizia o famoso dito popular. E quando o assunto é a segurança de dados e dos computadores conectados à internet, o provérbio vem bem a calhar. Em vez de esperar alguém roubar a senha ou os arquivos de sua máquina, você pode seguir alguns conselhos para manter o seu sistema sempre seguro. E há dicas até mesmo para quem costuma acessar a web em lan houses ou na casa de amigos. Portanto, vamos ao que interessa!
1. Softwares atualizado, sempre!

Sistema Operacional e browsers devem estar sempre atualizados (Fonte da imagem: Shutterstock)

É importante aplicar as atualizações disponibilizadas pelas empresas dos softwares instalados em sua máquina, principalmente quando falamos de updates para o sistema operacional ou navegador web. Esses patches trazem muitas correções para falhas de segurança e até mesmo de desempenho, que podem ser exploradas por pessoas mal-intencionadas.

Porém, antes de procurar a versão mais recente de um software, lembre-se de que muitos projetos preferem disponibilizar duas versões de atualização: uma oficial, para quem prefere estabilidade, e outra ainda em desenvolvimento (Beta), para quem prefere ter acesso às últimas novidades. Caso o seu propósito seja aumentar a segurança do PC, opte sempre pela versão estável, deixando os pacotes Betas para máquinas de testes.

2. Ter o Adblock instalado

Boa parte das ameaças virtuais é instalada em seu computador por meio de cliques em anúncios de sites e produtos obscuros. Os chamados spywares não apenas se instalam em sua máquina como também acompanham sua atividade na internet, enviando dados para quem os desenvolveu.

Sendo assim, para combater essa praga e, de quebra, ainda ganhar mais privacidade, tenha sempre instalada alguma extensão que bloqueie esse tipo de anúncios, como a Adblock e a Adblock Plus. Se você deseja saber mais sobre as atividades que o navegador web pode estar executando silenciosamente, instale o Ghostery para Google Chrome.

3. Um browser para cada ocasião

Mantenha um browser para navegação e outro para compras e bancos (Fonte da imagem: Shutterstock)

Conhece aquelas pessoas que usam um carro para o trabalho e deixam outro, mais bonito, na garagem, para uso exclusivo nos fins de semana? Pois a ideia desta dica é a mesma: usar um browser para navegar à toa na internet e deixar um de uso exclusivo para o acesso a internet bankings, compras e outros tipos de operações que exigem mais segurança.

Porém, há algumas regras que devem ser seguidas. Evite, por exemplo, acessar sites de bancos por meio de links ao usar o seu navegador de “final de semana”. É importante acessar o site diretamente, pois, assim, você se livra da possibilidade de cair em um link malicioso, que redirecionará a conexão para um site falso e de aparência semelhante, preparado para capturar seus dados. Se preferir, faça seus próprios favoritos.

4. Cuidado redobrado com downloads

Baixe e instale apenas softwares de fontes confiáveis (Fonte da imagem: Shutterstock)

Boa parte dos programas maliciosos é instalada pela própria vítima. A razão disso é o fato de esses softwares estarem, normalmente, disfarçados de antivírus, jogos ou fotos da festa, uma armadilha que pega muitos desavisados ou desatentos. Por isso, antes de instalar algo, analise bem a origem do pacote: se achar que o site é estranho, não confie.

Outro problema é confiar demais. Desconfie sempre dos anexos enviados por amigos por email, afinal, eles podem não ter tomado os mesmos cuidados que você. Portanto, só faça o download daquilo em que você confia. E, mais importante ainda, só instale softwares que vieram de locais muito confiáveis!

5. Não acesse a conta do banco em PCs públicos

Evite ao máximo acessar serviços importantes, como a conta bancária, nos computadores de lan houses, escolas, bibliotecas ou hotéis. Lembre-se de que você não tem certeza de que essas máquinas estão livres de programas que podem estar capturando os dados de login e senha que você possa digitar. Se não tiver escolha, tente emprestar o computador de uma pessoa de confiança.

6. Fique esperto com Wi-Fi público

Cuidado ao acessar o banco a partir de redes desconhecidas (Fonte da imagem: Shutterstock)

Talvez você tenha pensado que pode acessar, sem medo, sua conta do banco a partir de um telefone ou notebook próprio. Em tese, isso é verdade, mas há mais uma etapa a seguir: por mais que use seus próprios equipamentos, lembre-se de que as suas informações também trafegam pela rede que liga ao site, com ou sem saldo.

Portanto, se estiver conectado pela rede de uma cafeteria ou de outro estabelecimento desconhecido, evite a todo custo o acesso a esse tipo de serviço. Pode ser que softwares estejam monitorando e capturando todos os dados que transitam por essa rede aberta.

7. O logout é seu amigo

Depois de usar um computador compartilhado, não se esqueça de se desconectar dos serviços em que você está logado. Não há nada pior do que deixar um computador com inúmeras sessões abertas, como Facebook e internet banking. Se isso acontecer, uma pessoa mal-intencionada não pensará duas vezes antes de roubar seu perfil ou senha.

Como alternativa, você pode limpar todos os dados de configuração do navegador antes de deixar a máquina. Isso é feito de maneira simples por meio do próprio browser, que normalmente conta com funções específicas de privacidade. Outra funcionalidade que pode ajudar é o de aba anônima de navegação, que não grava dados de quem estiver navegando.

8. Senhas e backups

Crie senhas difíceis de serem adivinhadas (Fonte da imagem: Shutterstock)

Se alguém sabe o seu email e conhece bem a sua personalidade e preferências, essa pessoa pode tentar adivinhar a senha dos serviços em que você está cadastrado. Por isso, tente sempre misturar letras (maiúsculas e minúsculas) e números, de um jeito que seja fácil de lembrar.

Outra prática que não pode faltar é o famoso backup, uma cópia de segurança dos arquivos mais importantes, sempre guardada em uma máquina diferente e, se possível, na nuvem. Assim, mesmo que aconteça algo de ruim com seus dados, você poderá recuperá-los facilmente.

Fonte: techmundo

Apple mostra novo MacBook Pro com tela Retina e iOS 6 na WWDC 2012

A Infox Computação informa:

A Apple aproveitou a abertura da WWDC 2012 para anunciar algumas das principais novidades do ano sobre seus produtos, com foco no novo iOS 6, detalhes de um Mac OS X Mountain Lion mais consolidado e nova linha de MacBook Pro.

WWDC 2012 - iOS 6 (Foto: Breno Masi)


Números e estatísticas

Como de costume nesses "keynotes", Tim Cook subiu ao palco para falar dos números de vendas da Apple. O CEO da empresa disse que já existem mais de 400 milhões de contas na App Store, e mais de 650 mil aplicativos cadastrados, sendo 225 mil apenas para iPad. Isso tudo gerou o número de 30 bilhões de downloads desde que a loja de apps foi ao ar.

Em seguida, foi exibido no palco um vídeo mostrando casos reais de pessoas que tiveram algum aspesto de suas vidas mudados por causa dos aplicativos da App Store, mesclado com depoimentos de desenvolvedores.

Tim Cook sobe no palco na WWDC 2012 (Foto: Reprodução / The Verge)

Novos MacBook Air e MacBook Pro

Na sequência, começou o anúncio da nova linha de MacBooks. Logo no começo, vimos a confirmação do fim do MacBook Pro de 17 polegadas. Assim, a linha se reduz apenas para os modelos com 13,3 polegadas e 15,4 polegadas, assim como dissemos anteriormente. O MacBook Air continua com telas de 11 e 13 polegadas.

Os novos modelos de MacBook Air poderão ter até 8GB de memória RAM, até 512GB de armazenamento SSD e a terceira geração de processadores Core, também conhecidos como Ivy Bridge (Core i5 e i7). Além disso, eles virão com USB 3.0 (1 entrada), confirmando os rumores recentes, e FaceTime HD camera, com 720p.

Os preços da versão de 11 polegadas tem preço inicial de R$ 3.699, enquanto o modelo de 13 polegadas começa em R$ 4.999.

Face Time em HD (720p) (Foto: Reprodução / The Verge)

Já as novas versões do MacBook Pro, além dos processadores da arquitetura Ivy Bridge, virão com placa gráfica Nvidia Geforce GT650M, que utilizam a plataforma Kepler, com 1GB de RAM. Essa notícia nega os rumores de que a Apple adotaria os chips da ATI.

O MacBook Pro atualizado de 13 polegadas terá o preço inicial de R$ 3.999, enquanto a versão de 15" custará R$ 7.999 no modelo de entrada.

Nova geração de MacBook Pro

Além de atualizar a linha de MacBooks Pro e Air, a Apple anunciou um novo modelo redesenhado de um MacBook Pro de 15,4 polegadas. Ele é tão fino quanto um MacBook Air, abandonou o drive ótico, vem com duas entradas USB 3.0 e a badalada tela Retina (leia mais no tópico a seguir).

Essa nova máquina terá processadores Core i7 quad core, até 16GB de memória RAM, SSD de 768 GB e os já anunciados chips gráficos da arquitetura Kepler, da Nvidia. Além disso, Apple promete que a bateria pode durar até 7 horas de uso.

Falando de suas conexões, o novo MacBook Pro terá entrada para HDMI, cartão SD, duas entradas USB 3, duas Thunderbolt e fones de ouvido. Além do MagSafe 2, padrão da Apple para ligar a fonte na energia elétrica.

O preço do novo MacBook Pro é de R$ 9.999.

Os novos MacBooks e MacBooks Pro (Foto: Reprodução / The Verge)

Tela Retina no MacBook

A Apple confirmou os rumores da tela Retina no novo MacBook Pro de 15 polegadas. A nova tela tem resolução de 2880 x 1800. Isso equivale a quatro vezes mais do que as resoluções comuns no mercado atual. Os aplicativos AutoCAD e Photoshop, além do jogo Diablo III já estarão preparados para essa nova "realidade", bem como os aplicativos da própria Apple como Mail, iMovie, iPhoto, Safari, Aperture e Final Cut Pro.

Novo MacBook Pro de 15 polegadas ganha Retina Display (Foto: Reprodução / The Verge)

Mac OS X Mountain Lion

A Apple começou a apresentação do sistema operacional do Mac apresentando números de adoção do Lion e comparou com o crescimento do Windows 7. Para falar das novidades doOS X Mountain Lion, Philip W. Schiller mostrou a integração com o iCloud, serviço de backup na nuvem da empresa. O usuário poderá sincronizar no iCloud uma conversa no iMessages ou uma nota escrita no respectivo programa.

A primeira novidade apresentada é a função "Dictation", que como o nome denuncia, permitirá ao usuário ditar ao invés de escrever. Schiller citou o Microsoft Word e o Twitter como exemplos.

Novas opções de compartilhamentos também estarão no Mac OS X Mountain Lion. Agora, o usuário poderá compartilhar uma foto no Twitter direto no seu Mac, como já acontece no iOS 5. Além disso, o novo Safari vem com uma engina Java mais rápida que os navegadores concorrentes, prometeu Schiller.

Uma nova tecnologia chamada "Power Nap" também estará presente no Mac OS X. Trata-se de uma função que pode deixar o seu Mac atualizado enquanto você dorme, segundo Schiller. Ele faz backup automaticamente, mas só funciona com as novas linhas de MacBook Air e Pro.

O recursos AirPlay Mirroring compartilha a tela do MacBook com uma televisão, através do aparelho Apple TV. Isso acontece de forma similar ao iPad e o iPhone. Além desse, outro recurso que a Apple trouxe do iOS é barra de notificações, para manter você atualizado com o que acontece nas redes sociais, lhe avisar das mensagens que chegam via iMessage, entre outros. E depois de muita promesssa, a Game Center também chegou no Mac OS, para o usuário compartilhar seus recordes nos jogos com seus amigos.

O preço para atualizar o Snow Leopard e o Lion para o Mountain Lion é de US$19,99, cerca de R$ 40,00 segundo a cotação atual do Dólar.

iOS 6 anunciado na WWDC 2012 (Foto: Reprodução/The Verge)

iOS 6

Scott Forstall subiu ao palco do WWDC 2012 para apresentar o novo sistema operacional mobile da Apple, o iOS 6. A apresentação começou com as novas funções do Siri e terminou com os países que receberão o recurso em seu idioma... e nada do Brasil.

Novas ferramentas do "SIRI" (Foto: Reprodução / The Verge)

Uma das principais adições aos recursos da Siri é a habilidade de abrir aplicativos, algo muito pedido pelos usuários. Ela também dá respostas mais precisas sobre os esportes americanos e locais onde comer, por exemplo, baseados em dados disponíveis por serviços de sucesso nos Estados Unidos.

O iOS 6 ficou mais social, pois virá com integração com o Facebook, como dissemos anteriormente. Além disso, o usuário poderá mandar mensagens para o Twitter e Facebook via Central de Notificações. E para acompanhar essa nova estratégia a App Store ganhou recursos de compartilhamentos nas redes sociais. Ainda falando da Central de Notificações, a Apple inseriu a nova função "Do Not Disturb", ou "não perturbe", que esconde os avisos e não acede a tela.

Novos mapas

A Apple abandonou o Google maps e anunciou a adoção do seu próprio serviço de mapas e geolocalização. A grande novidade é a chegada da navegação ponto a ponto nos dispositivos móveis da empresa e integração com Siri.
Novo "Mapa" no iOS 6 com integração com o "SIRI" e navegação ponto a ponto (Foto: Reprodução / The Verge)

Os novos mapas terão também imagens em 3D e mais de uma opção de rota para chegar ao mesmo local. Assim, com o recurso entitulado "Flyover" será possível seguir uma rota com uma vista aérea pela cidade, vendo os prédios em 3D, sendo renderizados em tempo real.

A versão beta estará disponível ainda hoje para desenvolvedores. O iOS 6 estará disponível para iPhone 3GS, iPhone 4, iPhone 4S, iPad 2, novo iPad e iPod touch de quarta geração.

Fonte: Tech Tudo

sábado, 9 de junho de 2012

Para cada 12 iPads, Samsung vende apenas um tablet

A Infox Computação informa:

De acordo com o relatório da ABI Research, divulgado nesta semana, os números do mercado de tablets são alavancados principalmente pelas vendas do iPad. Prova disso é o fato de que a cada 12 tablets da Apple vendidos, a Samsung, que pode ser considerada a sua maior rival, vende apenas um. A pesquisa mostra também que as vendas do Kindle Fire - o tablet com Android mais vendido até momento - tiveram uma redução muito grande no último trimestre.

Galaxy Tab não vende tanto quanto o iPad (Foto: Reprodução)

O relatório afirma que ainda não existe concorrente para o iPad no mercado. Esta afimativa pode ser justificada pelo baixo investimento das empresas na área, principalmente com um sistema operacional que rode bem nos tablets, algo que, segundo o estudo, só a Apple até agora conseguiu. A Samsung voltou para a segunda colocação no mercado, passando a Amazon, responsável pelo Kindle.

O número de tablets vendidos no primeiro trimestre de 2012 passa de 18,2 milhões de unidades, sendo que 11,8 mi foram só iPads. Do total, apenas 1,1 milhão eram da Samsung, e o restante ficou dividido entre as demais fabricantes. As vendas de tablets também caíram 33% quando comparadas ao último trimestre do ano passado, que teve o Natal como ponto alto.

Para mudar o panorama de supremacia da Apple, várias companhias - incluindo Dell, HP, LG e Samsung - já estão investindo em novos tablets rodando o Android 4.0, que devem ser lançados até setembro. Outro lançamento que pretende atrapalhar as vendas de iPads são os tablets com Windows 8, que chegarão ao mercado até o final do ano vindos de diversas fabricantes de peso.

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Facebook lança sua 'loja de aplicativos' com mais de 600 opções

A Infox Computação informa:

O Facebook lançou a sua loja de aplicativos, em evento para a imprensa norte-americana, na noite desta quinta-feira (7). A "App Center" já está disponível e conta com mais de 600 aplicativos para iOS, Android e acesso via internet. Entre eles, estão os já famosos Netflix, Pinterest, Draw Something, Foursquare, The Sims Social e vários outros.



Primeira página da App Center

Esta "loja virtual" do Facebook servirá como um guia dos aplicativos disponíveis para seu celular, redirecionando para o mesmo quando for necessário. Ele poderá detectar os appsdisponíveis na internet e vai sugerir opções de acordo com o seu sistema operacional móvel.

Ao contrário do que acontece nas respectivas lojas oficiais, a "App Center" do Facebook mostrará os aplicativos mais indicados pelos seus amigos, o que torna a escolha mais social e restringe a oferta. Deste modo, cada usuário poderá ter uma experiência diferente ao acessar a loja.

O usuário que tiver interesse poderá acessar o Facebook App Center através dos aplicativos "mobile" para iOS e Android, ou através do navegador do celular apontando para Facebook.com. Vale ressaltar que, ao escolher um aplicativo, o dono do celular será encaminhado para o Google Play ou Apple App Store para realizar o download, se quiser.

Regras para desenvolvedor

Caso um desenvolvedor queira o seu aplicativo disponível na "App Center", deverá criar uma página com todas as informações necessárias, e esperar a aprovação do Facebook. Só depois desse processo o produto estará disponível para o público, porém, a prioridade no começo será para os desenvolvedores que fizeram o referido cadastro antes do dia 18 de maio.


Página do Cinamagram na App Center
Interface simples, mas sem busca

Ao acessar a página do Facebook App Center, via navegador, você encontrará uma lista de categorias para os aplicativos disponíveis, e essa lista pode ser filtrada por apps para celular, internet ou tudo junto. Entretanto, não há uma busca individual para a loja. Para achar algum aplicativo, o usuário terá que navegar pelas opções indicadas, como as já citadas categorias, ou pelas abas de indicações mais populares ou de amigos.

Aviso no iPhone

Ao escolher um aplicativo, o usuário acessará uma página com todas as informações sobre ele. Neste local, basta clicar no botão "Send to mobile" para que o Facebook envie uma mensagem para o seu respectivo app no celular. Quando a mensagem chegar no seu celular (veja a imagem ao lado), basta tocar nela que o usuário será redirecionado para a página do aplicativo dentro da App Store, no caso do iPhone. A 
partir deste ponto, basta seguir o procedimento normal de instalação.

Fonte: TechTudo.